segunda-feira, 2 de junho de 2008

Visão de Marx sobre a produção rural

Capitalismo de Produção
A agronomia é integrada no modo de produção capitalista de maneira adequada e racional. É a primeira vez que é utilizado de forma racional os meios ambientais incorporando o ser humano ao ambiente. A sociedade está dividida em 3 classes sociais: trabalhadores agrícolas, os proprietários de terras e os industrias. Aparece a figura do arrendatário, que pega o imóvel rural para conseguir produzir lucro acima se aplica-se no mercado financeiro. O arrendatário paga uma taxa de aluguel pelo uso temporário do imóvel. Essa taxa é fixada em termos variáveis, depende das taxas de juros interno e externa do país. A renda fundiária é taxa que o arrendatário paga ao dono do bem rural. O arrendatário deixa a condição de vassalo que tinha no período feudal da idade média. Essa transformação social conduziu os novos produtores a condição de refém do sistema de produção. A propriedade agrária adquire forma econômica, com isso passa a contribuir com impostos ao Estado. O estado de miséria do campo é amenizado, contribuindo para um uso social da terra. O aumento de oferta do campo faz com que a quantidade demandada de produtos aumentem, em função na queda dos preços, isso alterou a curva da demanda. A sociedade urbana foi beneficiada por essa união agronômica e força dos arrendatários. Aumentou os dividendos vindos do campo que acabaram sendo investidos nos meios industriais.
O capital terra é todo o capital fixo incorporado ao imóvel rural. O arrendatário sempre acaba fazendo melhorias na área, aumento de fertilidade, diminuição de erosão laminar, irrigação. Essas mudanças proporcionam uma transformação da terra de mera matéria para capital-terra. Com isso há um aumento na valorização do imóvel, acarretando crescimento de renda futura sobre o bem.
A renda fundiária é aquilo que o arrendatário paga ao dono do imóvel rural na forma de taxa preestabelecida em contrato de arrendamento.
O juro não é renda rural, é o que arrendatário gasta com a terra para pode utilizá-la, toda os investimentos que ele não pode levar depois de ter acabado o contrato de arrendamento. Esse benefício fica com o proprietário.
A renda da terra aumenta de duas formas: investimentos direto do arrendatário, taxa de arrendamento.
Como conclusão, Marx diz que apesar de o investimento rural ser seguro, não é o melhor investimento do capital, ou seja, seria melhor investir em outra atividade. A renda rural é pequena perto do valor do imóvel.

Um comentário:

Pará disse...

Será se Marx estava certo disso, acredito que ele substimou a força da produção rural.