quarta-feira, 4 de junho de 2008

Crítica a dominação da Amazônia


A atitude do governo americano em investir em grupos ambientalistas e indigenistas para o controle da região amazônica cria barreiras para o progresso do Brasil através do poder internacional e demarcações de reservas. Os interessados internacionais na região alegam o mau uso dos recursos naturais.
De acordo com Barros (2008), o General-de-Exército Maynard Marques Santa Rosa disse que existem mais de 100 mil ONGs de todos os tipos e interesses atuando dentro do Brasil sem controle das autoridades. Se a razão verdadeira dessas ONGs fosse o assistencialismo aos mais pobres, elas não estariam na Amazônia. Os amazonenses não estão sujeitos à fome. Essas ONGs, na maioria das vezes, atrapalham o desenvolvimento regional, contribuindo para o empobrecimento da população.
O conselho Mundial de Igrejas Cristãs, sediada em Genebra , Suíça, expediu entre 1991-1992 as seguintes diretrizes aos seus missionários sediados no Brasil: " A Amazônia, cuja maior área fica no Brasil, Colômbia e Peru, é considerada por nós como patrimônio da humanidade. A posse dessa imensa área pelos países mencionados é meramente circunstancial". E ainda: "É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus habitantes aborígenes para o desfrute pelas grandes civilizações européias" (BARROS, 2008, p.29).
A partir da citação acima, percebe-se de forma clara que o interesse pela Amazônia atinge vários segmentos da sociedade no mundo inteiro. E dessa forma todos vêem e entendem a grande importância que a floresta tem, com suas enormes riquezas naturais, gerando assim a cobiça daqueles que ignoram quem são os verdadeiros donos desse patrimônio. Assim, buscam meios sem fundamentos lógicos para defenderem suas loucas idéias de tomar a Amazônia, alegando que isso é em benefício da humanidade.
De acordo com Barros (2008, p.31), "trata-se, na realidade, de neocolonialismo disfarçado, capitaneado pelos países autodenominados desenvolvidos". E essa é a visão dos que pensam que estão lutando pela sobrevivência da vida no planeta. Mas, na verdade, não passam de oportunistas que procuram sempre uma forma de se apropriar do bem alheio a qualquer custo. Mesmo que para isso tenham que inventar mentiras para justificar seus interesses e até mesmo fazer uso da força física.
Enfim, devemos cuidar melhor do maior e mais valoroso bem que o Brasil possui, pois pelo fato de ele já ter despertado interesses de vários outros países, seus governantes pensam que podem chegar em outros territórios que julgam ser mais fracos e ditar as regras em nome do bem-estar da humanidade. Em nome da defesa do nosso patrimônio, devemos nos unir a todos os segmentos da sociedade com o firme propósito de defender a qualquer custo este tão grande bem, para que as gerações que nos transcenderão também possam desfrutar dele.

Um comentário:

Pará disse...

Acredito que a nação brasileira protegerá o que é dela de direito