sábado, 4 de outubro de 2008

Do tijolo ao iPhone

O que era para ser apenas um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados ultrapassou todos os limites, e não sabemos até onde chegará. Em 1947, os americanos inventaram o celular, mas somente em 1990 foi lançado no Brasil, no Rio de Janeiro. Desde então, a tecnologia teve um crescimento desenfreado. O que antes era utilizado apenas para fazer ligação, agora já é usado para enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar, ouvir músicas, além de videoconferências e variações na internet.

Em 1973, a Motorola exibiu o seu primeiro protótipo medindo mais de 30 cm, com quase um quilo e custava cerca de 4 mil dólares. Em 1996, chega em São Paulo o tão esperado Motorola StarTac, leve e pequeno mostrando que estilo é um item importante. Chega em 2000, um sucesso de vendas da Nokia. O celular que parecia um “mini-tijolo” com 13 cm de altura e com o famoso joguinho da “cobrinha”, fez a febre dos adolescentes.

O segmento do futuro já visava as memórias altas, display colorido e celulares cada vez menores. Mas, para aqueles que queriam algo a mais e não se importavam tanto com a aparência, em 2002 chegava o BlackBerry , largo e o primeiro a fazer a mescla de comunicação por voz e internet. Na mesma época, uma revolução no mercado de telefonia foi realizada pelos primeiros celulares com câmera. A comunicação passou a ser muito mais interativa com os usuários tirando e mandando fotos a qualquer momento.

Mais uma vez a tecnologia móvel fez sucesso entre os brasileiros, e o ano de 2004 não poderia ser diferente. A Motorola lança o Razr V3 e bate o recorde de vendas de celular. Novamente o estilo esteve presente na decisão dos compradores. Desde então, o processamento e essa metamorfose não pararam de evoluir nas câmeras, baterias mais duráveis e nas telas com cada vez mais cores .

Quando tudo parecia não ter mais o que inventar, surge em 2007 nos Estados Unidos, o tão esperado iPhone lançado pela Apple. Possui a inovação de não ter teclado, sendo sensível ao toque. Um aparelho revolucionário com a junção do iPod, câmera e internet, já conta com uma nova versão. E assim, continuamos esperando coisas que não sabemos dar nomes, pois nosso cérebro ainda não “inventou” tamanha tecnologia. A base de celulares no Brasil, chegou a 102,13 milhões de usuários, todos esperando mais e mais novidades, tendo aqueles que não conseguem acompanhar essa evolução e aqueles que fazem parte da parcela de consumistas sempre em busca do mais novo aparelho de celular.

Fonte ;

Nenhum comentário: